Tratamento da Dependência Química

A dependência química é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença crônica que gera transtornos psiquiátricos e sérias mudanças de comportamento como o descontrole emocional e psicológico, agressividade e desinteresse pelas atividades e convívio social como os estudos, trabalho e família.

Desenvolvida pelo consumo de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso central do indivíduo causando a sensação de euforia, prazer e alucinações, a dependência das drogas evolui constantemente, podendo causar a insanidade ou morte do dependente, quando não é realizado um tratamento adequado de reabilitação.

Uma característica de difícil compreensão para muitas famílias e dependentes é o fato de não haver a cura definitiva para a dependência química. Por ser uma doença comportamental, tanto o ambiente quanto as relações que envolvem o dependente podem influenciar e fazer com o mesmo volte a consumir as drogas novamente, mesmo após um longo período de abstinência.

O dependente químico

Uma pessoa se torna dependente química por múltiplos fatores, que envolvem desde questões sociais e familiares a necessidades físicas e emocionais. Não é possível determinar quais desses diversos fatores colaboram mais ou menos para o desenvolvimento da dependência.

É possível afirmar, apenas, que o consumo de drogas não está ligado a desvios de caráter ou a criminalidade, mas sim a uma necessidade de satisfação ou alivio oferecido por essas substâncias. Por isso é necessário um acompanhamento e análise profissional médica para identificar quais fatores levou ao consumo e dependência das drogas.

Embora as causas do envolvimento com as drogas sejam diversas, as consequências da dependência são facilmente percebidas através do comportamento e também de alterações físicas causadas por essas substâncias químicas.

Tratamentos e Reabilitação

Os tratamentos de recuperação da dependência química possuem o mesmo objetivo em todas as suas modalidades: manter o paciente em total abstinência das drogas e restabelecer a saúde física, emocional e psicológica.

Para atender as necessidades dos dependentes o Grupo Nova Etapa oferece as modalidades de Tratamento Voluntário, para casos de dependência leve ou moderada, e Tratamento Involuntário para os casos de dependência química grave. Com duração de 45, 90 ou 180 dias.

A reabilitação dos nossos pacientes, além da desintoxicação e abstinência, envolve o restabelecimento de princípios e valores que direcionam o bom comportamento e o estilo de vida saudável, longe das drogas.

 

Blog

Estamos Online