Drogas

Como tirar a vontade de usar drogas?

Como tirar a vontade de usar drogas

Para aquelas pessoas que se tornaram dependentes de alguma droga, seja ela qual for – e que gostaria de reverter essa situação – provavelmente se pergunte: como tirar a vontade de usar drogas?

Se este é o seu caso, se você ou alguém próximo, algum familiar ou amigo se tornou dependente químico/alcoólico, continue lendo este artigo, pois ele vai te ajudar!

Em primeiro lugar, antes de qualquer outra coisa, queremos deixar bem claro que restringir o consumo da droga não é recomendado e pode até oferecer risco à saúde da pessoa em casos mais graves.

Se você quer aprender como tirar a vontade de usar drogas, saiba que sozinho, sem ajuda de ninguém, principalmente ajuda profissional, é quase impossível alcançar esse feito. São raríssimos os casos de pessoas que pararam de usar drogas sem a ajuda de outras pessoas.

O que pode acontecer é alguém começar a experimentar algum tipo de droga, principalmente as mais “leves”, como maconha, ou álcool, por exemplo, e antes de se tornarem de fato dependentes, conseguirem parar de usar.

Mas quando estamos falando de dependência química, as coisas se tornam bem mais complexas e assim, muito mais difíceis de serem solucionadas sem ajuda profissional e ajuda da família.

O processo de desintoxicação do organismo de um dependente químico ou alcoólatra não é simples.

O consumo recorrente de drogas faz com que o organismo se torne mais resistente a essa substância. Assim, à medida em que os efeitos de curto prazo duram menos, o dependente passa a querer usar cada vez mais drogas para prolongar essas sensações.

 

Como tirar a vontade de usar drogas: primeiros passos

Como tirar a vontade de usar drogas

Como você pode notar, tirar a vontade de usar drogas por conta própria, não é algo nada fácil. Pra não dizer impossível. Isso porque a questão não é apenas parar de usar drogas. Pois parar de usar drogas sem um acompanhamento médico e, principalmente psicológico, só pode agravar a dependência.

As crises de abstinência, que acontecem quando o dependente químico fica um certo período de tempo sem consumir a substância, acontece na imensa maioria dos casos. E é justamente por isso que reforçamos que o indivíduo necessita de ajuda profissional, ou seja, de uma clínica de reabilitação.

Mas existem algumas coisas que o dependente químico pode fazer antes de recorrer à clínica de recuperação, que podem ser consideradas um “pré-tratamento”. Veja, a seguir, alguns exemplos:

Se comprometa

Se comprometa

A menos que você esteja seriamente comprometido com a tarefa de tirar a vontade de usar drogas, você não conseguirá. Entenda que leva tempo para ficar sóbrio e você precisa ser paciente e motivado.

Faça exercícios físicos

Faça exercícios físicos

Um dos passos importantes de como tirar a vontade de usar drogas é fazer exercícios regularmente. Seu corpo e sua mente estarão sob estresse quando você estiver lutando para vencer o vício. O exercício regular ajuda a aliviar o estresse e a fazer você se sentir melhor consigo mesmo.

Estabeleça metas

Estabeleça metas

É igualmente importante determinar como você cumprirá as responsabilidades. Estabeleça metas para lidar com diferentes situações, como reuniões sociais, conversas estressantes etc. Ao criar um plano, você deve considerar todos os aspectos de sua vida, como pais, relacionamentos, trabalho, interação com outras pessoas, cumprimento de obrigações etc.

Estas são algumas coisas que você pode fazer sozinho se quiser tirar a vontade de usar drogas. Mas o próximo passo é pedir a ajuda da sua família e depois buscarem uma boa clínica de recuperação.

Neste caso, você pode contar com o Grupo Nova Etapa. Nós estamos desde 1998 ajudando pessoas a vencerem a dependência química e terem uma vida mais feliz e saudável. Sem dúvidas podemos ajudar você e sua família também! Entre em contato conosco e saiba mais!

Previous ArticleNext Article
Importante: Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Acreditamos que você concorda com os termos