Tratamento Involuntário para Dependentes Químicos

O tratamento involuntário para dependentes químicos é um método de reabilitação que atende os casos de nível crítico, em que o uso contínuo e descontrolado das drogas coloca em risco a vida dos dependentes e a segurança de seus familiares e pessoas mais próximas.

Considerando que não há níveis seguros para o consumo das drogas. Mesmo que se inicie de forma esporádica. Algumas drogas, como o crack, podem causar a dependência imediata. Assim, a velocidade com que uma pessoa se torna totalmente dependente das drogas não pode ser controlada ou medida.

Não tratar a dependência química é colocar em risco a vida, tanto do dependente quanto a de qualquer pessoa a sua volta.

O vício pelas drogas leva a diversas práticas de alto risco, como o furto, e o abuso dessas substâncias químicas podem causar sérias lesões ao sistema nervoso e psicológico.

Os principais sintomas que apontam para a necessidade de um tratamento involuntário são:

  • O consumo de drogas, excessivo e descontrolado;
  • Falta de apetite e descuido com a higiene pessoal;
  • Descontrole emocional, irritabilidade e agressividade;
  • Total rejeição a qualquer tipo de ajuda ou tratamento.

Como iniciar o tratamento involuntário

Este tratamento pode ser solicitado por familiares responsáveis pelo dependente, como pai, mãe, irmãos, cônjuges e filhos (maiores de idade).

Inicialmente o tratamento é realizado contra a vontade do paciente por meio do processo de internação e desintoxicação. Permitindo que nossa equipe terapêutica realize o trabalho de conscientização.

A conscientização é uma etapa indispensável para o sucesso do tratamento, onde o paciente passa a compreender a necessidade e a importância de sua reabilitação, passando a aderir o tratamento de forma voluntária.

Blog

Estamos Online