Dependência Química, Drogas, Internação

Clínica de reabilitação de drogas: o que ela realmente representa?

Se fôssemos responder essa pergunta em bem poucas palavras diríamos que a clínica de reabilitação de drogas é um local onde o dependente químico recebe ajuda médica e psicológica para ficar livre do vício e controlar a doença.

Mas nossa intenção nesse post é nos aprofundarmos um pouco mais no assunto.

Pois sabemos que mesmo com o acesso à informação ser muito mais fácil hoje em dia, graças à internet, ainda há muita dúvida sobre o que é uma clínica de reabilitação e como funciona.

Continue lendo para saber mais detalhes!

Transtornos mentais

Transtornos mentais

As doenças da mente, ou transtornos mentais, são relativamente novas na medicina. E apesar do grande avanço envolvendo descobertas sobre estes transtornos, há muito para se descobrir ainda.

No passado, alguns desses transtornos eram confundidos com possessões demoníacas, desvio de caráter, ou qualquer outra coisa. Menos doença.

Hoje a OMS (Organização Mundial da Saúde) desmistifica tudo sobre transtornos mentais e deixa o mais claro possível o que são.

Mesmo assim, ainda existem pessoas que não entendem o que são transtornos mentais por falta de conhecimento.

Falando especificamente da dependência química (que também é um transtorno mental) as coisas ficam ainda mais nebulosas para certas pessoas.

Para ficar mais claro, vamos usar um exemplo de transtorno mental mais comum nos dias de hoje que é a depressão.

Ela é uma doença que tem se tornado cada vez mais popular em todo o mundo. Mas ainda há pessoas que acham que ela não existe, que é apenas tristeza, desânimo ou algo parecido. Mas doença, não.

Agora, falando da clínica de reabilitação de drogas, em especial da dependência química, a situação é um pouco pior.

Sugerimos que você faça um teste. Pergunte às pessoas que fazem parte do seu círculo de relacionamento, colegas de trabalho, faculdade ou familiares o que eles pensam sobre um dependente químico, um viciado em drogas.

É bem provável que as opiniões sejam negativas. Do tipo: a maioria são bandidos, “nóias”, vagabundos, pessoas ruins. Entre outros adjetivos pejorativos.

É claro que há pessoas desse tipo entre os dependentes químicos. Mas não podemos generalizar.

A Clínica de reabilitação de drogas e o seu papel principal

A Clínica de reabilitação de drogas e o seu papel principal

O papel principal da clínica de reabilitação de drogas é resgatar o indivíduo que está sendo destruído pela dependência química.

Não apenas fazer com que ele ou ela deixem de usar drogas. Isso não é suficiente. É apenas um dos passos referentes ao tratamento da doença.

Na clínica de reabilitação de drogas o paciente irá receber apoio psicológico e terapêutico para conseguir abandonar a vontade de consumir a substância que desencadeou.

Irá aprender novos hábitos e praticar atividades que o ajudarão a viver longe das drogas.

A clínica de reabilitação de drogas é muito mais do que um hospital. Ela é uma segunda chance de ter uma vida de verdade.

Ela ajuda o dependente químico, mas também ajuda sua família ensinando como lidar com a doença durante o tratamento e também no pós-tratamento.

Assim como muitos têm uma visão negativa sobre dependentes químicos, com a clínica de reabilitação de drogas não é diferente. As pessoas podem pensar que lá será um local de dar um “corretivo nos drogados”. E não é nada disso.

Aqui mesmo, no Grupo Nova Etapa, tratamos todos os nossos pacientes com muito respeito e queremos que todos fiquem livres das drogas e da dependência. Usamos métodos que priorizam o bem-estar, a segurança e o respeito pela vida.

Convidamos você a conhecer mais sobre nós, principalmente se a dependência química é um problema em sua vida.

Nós já ajudamos milhares de famílias a vencerem a batalha contra a dependência química e com certeza também poderemos te ajudar! Entre em contato conosco para saber mais!

Previous ArticleNext Article
Estamos Online