A pandemia de covid-19 é um novo problema que a humanidade vem enfrentando. Mas velhos problemas persistem em atrapalhar a vida de muitas pessoas. Este é o caso do alcoolismo. No entanto a clínica de recuperação para alcoólatras é uma solução para este grande problema. Continue lendo para saber mais.
Ainda hoje muitas pessoas não acreditam que o alcoolismo seja uma doença. Mas a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) assim o define.
CENTRAL DE ATENDIMENTO
tratamento para dependente químico ou alcoólatra
Tanto a dependência química, quanto alcoolismo, são doenças classificadas como transtornos mentais, assim como a depressão e a ansiedade, por exemplo.
A diferença é que alcoolismo e dependência química são causadas pelo uso excessivo e descontrolado das substâncias que causam dependência.
Importantes dados sobre o alcoolismo
O que deveria ser um momento de descontração, um meio de socializar, relaxar, o consumo de álcool pode ser algo fatal se exceder certo limite.
Para se ter ideia o quão perigoso pode ser o consumo do álcool, dados da OMS mostram que o álcool chega a matar mais de 3,3 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano.
E esse número equivale a 6% das mortes anuais. Falando do Brasil, pelo menos 3% da população é considerada alcoólatra. Ou seja, dependente do álcool.
E o número de dependentes aumenta cada vez mais. Isso, porque, como dito antes, o álcool faz parte da cultura popular, é um meio de interagir com outras pessoas, principalmente os mais jovens.
É comum entre amigos combinarem de sair para tomar uma cerveja. Ou até mesmo em casa, em um churrasco, por exemplo.
E não há nada de errado nisso. O grande problema é não saber a hora de parar. Na verdade, os dois maiores problemas são a quantidade e a constância que o álcool é consumido.
Beber muito e por consecutivas vezes é a entrada para se tornar um alcoólatra. Mas caso a pessoa venha tornar-se alcoólatra, não é o fim, desde que se busque auxílio o quanto antes.
Por mais que seja uma doença e um grande problema não só para o alcoólatra em si, mas também para a família, o alcoolismo possui tratamento.
Como age a clínica de recuperação para alcoólatras?
Agora que sabemos que o alcoolismo é uma doença e possui tratamento, precisamos descobrir qual a melhor clínica de recuperação para alcoólatras.
Talvez você já tenha visto na televisão alguma propaganda de medicamentos que prometem tirar a vontade do indivíduo consumir álcool.
Realmente, existem alguns remédios que ajudam a combater o alcoolismo. Mas eles não são suficientes. E por si só não conseguem curar o alcoolismo.
Alguns medicamentos são usados na clínica de recuperação para alcoólatras como sedativos, vitaminas e remédios específicos. Mas cada um deles deve ser usado sob orientação médica.
Na clínica de recuperação para alcoólatras o tratamento consiste em psicoterapia e medicamentos que ajudarão não somente o paciente a parar de beber.
Mas também em seu fortalecimento para que não tenha recaídas, e sua vida e saúde não sejam novamente comprometidas.
A clínica de recuperação para alcoólatras também conta com uma estrutura que foi construída com o intuito de ajudar na reabilitação do paciente.
Isso quer dizer que tanto os profissionais, as atividades realizadas na clínica e a própria engenharia do local estão em harmonia com o tratamento dos pacientes.
Se você sofre, ou conhece alguém que sofra com a dependência alcoólica, entre em contato conosco. Nossa equipe está preparada para atender você e ajudar no combate ao alcoolismo.