Talvez você não faça parte desse grupo, mas muitas pessoas quando escutam ou leem o termo “clínica de recuperação para drogados” podem ter uma má impressão. Na verdade, dois tipos de más impressões são as mais comuns.
Uma delas é a do próprio “drogado”. Pessoas que são dominadas pelo uso excessivo das drogas acabam sendo taxadas pela sociedade em geral como marginais ou pessoas de má índole, mau caráter.
CENTRAL DE ATENDIMENTO
tratamento para dependente químico ou alcoólatra
E é claro que existem pessoas assim entre os usuários de drogas, mas não podemos generalizar. Há tipos de usuários de drogas que são doentes, ou seja, dependentes químicos. São pessoas que não conseguem mais controlar o consumo de drogas e se tornaram escravas do vício.
A outra má impressão que boa parte das pessoas têm quando escutam falar sobre “clínica de recuperação para drogados” é sobre a clínica em si. Que é um local ruim, onde os internos são mal tratados, forçados a fazer o que não querem. Mas não é bem assim.
Essas duas más impressões se dão muito pelo o que é mostrado em filmes, novelas ou séries de TV. Principalmente a última má impressão que falamos, sobre a reputação da clínica de recuperação.
É comum vermos nos filmes e séries ou novelas a clínica de recuperação para drogados como um lugar ruim, como um castigo. Obviamente há produções que mostram o contrário, mas têm menos destaque.
E mesmo as que mostram a clínica de reabilitação como um lugar bom, mostra também pessoas que têm uma visão errada sobre ela, o que retrata bem a realidade.
No mundo da arte, é mais comum ainda ver o dependente químico como escória, assimilado a pessoas ruins como criminosos, por exemplo.
O que a clínica de recuperação para drogados realmente representa?
A clínica de recuperação para drogados representa um local de cura e de renovação. Ela representa o que seu nome sugere: recuperação, reabilitação. Nela, o dependente químico vai para recuperar sua vida. A que ele ou ela desfrutava antes de se tornar escravo do vício, do consumo descontrolado de drogas.
É comum usar o termo clínica de recuperação para drogados, mas se analisarmos bem, esse termo (drogado) é um pouco pejorativo, que diminui o dependente químico, dependendo da interpretação de quem lê ou ouve. O mais correto é dizer dependente químico.
Nós usamos “clínica de recuperação para drogados” neste artigo pois sabemos que é um termo mais comum entre a maioria das pessoas. Mas jamais usamos com a intenção de diminuir o dependente químico.
O Grupo Nova Etapa conhece bem a dependência química e suas vítimas. Sabemos que um dependente químico não é menos importante do que qualquer outra pessoa.
Por isso todos os nossos pacientes são tratados com muito respeito e dedicação, desde o primeiro momento que o recebemos, até o dia de sua alta. Ou melhor dizendo, pelo resto de sua vida.
Nós realmente desejamos que nossos pacientes tenham uma vida feliz e saudável, longe das drogas.
Para isso contamos com uma equipe profissional de primeira, altamente experiente e dedicada às suas funções, ambos alinhados com o objetivo principal de proporcionar uma recuperação tranquila, segura e eficaz para todos os pacientes.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes sobre nossos planos, metodologia e locais de atendimento. Será uma grande satisfação para nós poder atender você!