A adolescência é uma das fases mais intensas dos seres humanos. Uma fase de transição onde saímos da infância e vamos rumo à vida adulta. Mas nesse meio termo muitas coisas acontecem, muitas descobertas. Algumas muito boas, outras nem tanto. Uma delas são as drogas. Neste artigo o Grupo Nova Etapa vai falar um pouco a respeito da clínica de recuperação para menor. Boa leitura!
O consumo de drogas por crianças e adolescentes é uma realidade que abala a vida de muitas famílias. Na maioria das vezes, os pais são os mais afetados, principalmente por não saberem como ajudar o filho ou filha.
CENTRAL DE ATENDIMENTO
tratamento para dependente químico ou alcoólatra
Mas felizmente existem instituições que estão prontas e possuem vasta experiência para ajudar os jovens. Este é o caso do Grupo Nova Etapa.
O grande problema que os pais de jovens que se tornam dependentes químicos tem é que, na grande maioria das vezes, os filhos não contam para os pais que se tornaram usuários de drogas.
E para isso, os pais precisam ficar atentos a alguns sinais que podem indicar que seu filho(a) possa estar consumindo drogas.
Com certeza, o diálogo é o caminho ideal para construir uma relação saudável e de confiança entre pais e filhos.
No entanto, quando a criança ou o adolescente torna-se dependente de drogas, a conversa passa a ser difícil e, até mesmo, negligenciada. Nesse cenário, surge a dúvida de como saber se alguém está usando drogas.
A dependência química altera o comportamento e a personalidade de um indivíduo. Logo, antes de procurar uma clínica de recuperação para menor, é fundamental prestar atenção aos sinais que indicam a possível dependência.
Alguns desses sinais mais comuns são: comportamento agressivo, queda no rendimento escolar e mudança de hábitos alimentares.
Entenda o papel da clínica de recuperação para menor
Quando os pais têm a certeza que seu filho(a) se tornou um dependente químico chegou o momento de procurar a clínica de recuperação para menor.
Como principal objetivo, as clínicas de recuperação para menores de idade são preparadas para receber o jovem e trabalhar com ele em três pilares: desintoxicação, conscientização e reinserção social.
No centro de reabilitação, os profissionais que prestam atendimento são especialistas em receber crianças e adolescentes usuários de substâncias nocivas e atuam com foco na recuperação cuidadosa e segura deles. Por isso, o tratamento é voltado às necessidades desse público.
A escolha da clínica de recuperação precisa ser criteriosa, ainda mais quando estamos falando de pacientes menores de idade. Por isso, é preciso avaliar alguns pontos que são fundamentais para garantir uma recuperação segura e saudável.
Um dos pontos que os pais devem ficar atentos é sobre a infraestrutura do local. Clínicas que contam com quartos confortáveis, espaços amplos e limpos, locais que permitam contato com a natureza, jardins e hortas, têm pontos positivos a seu favor. E devem estar no radar dos pais.
Outro ponto muito importante de avaliar ao escolher uma clínica de reabilitação para menores são as referências. Além de pesquisar informações, fazer visitas e tirar as próprias conclusões sobre a clínica, saiba que sempre é interessante verificar a opinião de outros pacientes, familiares e profissionais da saúde sobre a instituição.
Buscar referências antes de escolher uma instituição é mais que uma dica: é uma atitude altamente recomendada.
Se você é pai ou mãe e tem um filho ou filha que está enfrentando problemas relacionados às drogas, entre em contato com o Grupo Nova Etapa. Somos uma referência no tratamento e reabilitação de jovens e contamos mais de 20 anos de experiência no segmento.