Você está a procura por uma clínica para tratamento de esquizofrenia em SP, mas não sabe muito bem se realmente é o que você precisa? Se ela cumpre as suas necessidades ou qualquer tipo de dúvida relacionada? Então continue lendo, pois este artigo vai te ajudar a entender melhor sobre o tema!
Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é a esquizofrenia, pois muitas pessoas já ouviram falar sobre a doença, mas não sabem ao certo em que ela consiste e quais são seus sintomas, entre outras dúvidas.
CENTRAL DE ATENDIMENTO
tratamento para dependente químico ou alcoólatra
Pois bem, a esquizofrenia é uma doença crônica, caracterizada por ser um transtorno mental grave, podendo causar delírios, alucinações, problemas de concentração e raciocínio, dificuldades com a memória e uma certa desconexão com a realidade.
A doença atinge aproximadamente 1% da população mundial. Ela costuma se manifestar entre os 15 e 35 anos de idade e em alguns casos raros pode aparecer na infância.
De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, a esquizofrenia tem maior recorrência em pessoas do sexo masculino e nem sempre consegue ser diagnosticada no início.
Isso porque alguns dos primeiros sintomas que aparecem meses ou até anos antes da doença de fato se manifestar, são confundidos com outros tipos de transtornos mentais, como, por exemplo, a depressão.
Sobre os sintomas da esquizofrenia, eles variam dependendo de cada indivíduo, podendo aparecer gradualmente ou de forma repentina. Tais sintomas podem ser divididos em sintomas positivos e sintomas negativos.
Os sintomas positivos são aqueles mais evidentes que ocorrem no auge da doença. Como exemplo podemos citar os delírios, as alucinações e também a confusão mental.
Os sintomas negativos já são o oposto. São sintomas menos evidentes como a falta de motivação, isolamento social e indiferença emocional.
Como uma clínica para tratamento de esquizofrenia em SP pode ajudar?
Como você pode notar, a esquizofrenia é uma doença complexa e que exige ajuda de profissionais para o tratamento. Além dos profissionais, pode ser necessário um local adequado para o tratamento. E é aí que entra a clínica para tratamento de esquizofrenia em SP.
O tratamento da esquizofrenia tem por objetivo o controle dos sintomas e a reintegração do paciente. Tal tratamento requer duas abordagens: medicamentosa e psicossocial.
O tratamento medicamentoso é feito com remédios chamados antipsicóticos ou neurolépticos. Eles são utilizados na fase aguda da doença para aliviar os sintomas psicóticos, e também nos períodos entre as crises, para prevenir novas recaídas.
A maioria dos pacientes precisa utilizar a medicação ininterruptamente para não ter novas crises. Assim o paciente deve submeter-se a avaliações médicas periódicas.
As abordagens psicossociais são necessárias para promover a reintegração do paciente à família e à sociedade. Devido ao fato de que alguns sintomas negativos (principalmente apatia, desinteresse, isolamento social e outros) podem persistir mesmo após as crises, é necessário um planejamento individualizado de reabilitação do paciente.
Os pacientes necessitam em geral de psicoterapia, terapia ocupacional, e outros procedimentos que visem ajudá-lo a lidar com mais facilidade com as dificuldades do dia-a-dia.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre esquizofrenia e como uma clínica para tratamento da doença pode ajudar, entre em contato conosco.
O Grupo Nova Etapa é uma referência nacional no tratamento não apenas de esquizofrenia, mas também de dependência química e alcoolismo. Nós estamos aguardando seu contato e ficaremos satisfeitos em poder ajudar, assim como já fizemos com milhares de pessoas!