Dependência Química, Drogas

Como Funciona uma Clínica de Reabilitação

Como Funciona Uma Clínica De Reabilitação

Se você possui algum dependente químico em sua família, sem dúvida a melhor maneira de ajudá-lo é iniciando o tratamento em uma clínica de recuperação. Mas uma das principais dúvidas que podem surgir é como funciona uma clínica de reabilitação.

Se essa é uma das suas dúvidas, continue a leitura para entender como a clínica de reabilitação funciona. O que cada paciente e seus familiares podem esperar com relação ao tratamento e a internação.

Uma das primeiras coisas que queremos deixar bem clara é que não há motivo para ter vergonha em buscar ajuda.

Este é um problema bem comum entre os dependentes químicos, deixar de procurar ajuda profissional por vergonha.

Reconhecer que precisa de ajuda já é um grande passo em direção ao tratamento, pois muitos sequer reconhecem ou aceitam que estão doentes.

Portanto, se você é um dependente químico, ou possui algum familiar que se encontra nessa situação, não deixe que a vergonha ou medo do julgamento alheio impeça o tratamento.

Saiba que são mais de 35 milhões de pessoas pelo mundo que passam pelo mesmo problema, segundo dados do Relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) . Ou seja, que sofrem com a dependência química.

A vida humana recuperada e livre da doença é muito mais importante do que qualquer sentimento de vergonha, medo ou outro empecilho.

Agora sim, vamos falar de como funciona uma clínica de reabilitação.

Saiba os detalhes de como funciona uma clínica de reabilitação

Saiba os detalhes de como funciona uma clínica de reabilitação

A clínica de reabilitação é mais do que um hospital, é um local onde o dependente químico irá reaprender a viver, depois de ter sua vida praticamente destruída pela dependência química.

Na clínica de reabilitação existe o tratamento médico, em que o paciente passa por exames para verificar se há danos físicos ao corpo, se existe alguma outra doença causada pela dependência química.

Além da desintoxicação, que é o processo de “limpeza” do organismo para eliminar as substâncias nocivas que tanto prejudicam o corpo.

Um diferencial da clínica de reabilitação são as diversas atividades realizadas em seu interior. Veja logo em seguida, com mais detalhes, algumas dessas atividades:

  • Terapia ocupacional: nela, o terapeuta aplica atividades com o objetivo de ajudar o paciente a vencer dificuldades relacionadas a ter independência no campo social, educacional ou físico.
  • Terapia em grupo: nesta atividade o profissional terapeuta supervisiona e interage na conversa entre os pacientes e estes trocam experiências entre si.
  • Atividades físicas: além delas ajudarem o paciente a ter uma saúde física melhor, ajudam também a ter uma mente mais saudável. Isso acontece por causa da dopamina e serotonina. Estimuladas pela atividade física, são substâncias responsáveis por causar a sensação de bem-estar e felicidade no cérebro humano.
  • Palestras: profissionais especializados nos assuntos relacionados à dependência química ministram palestras para ajudar e motivar os pacientes a ficarem livres da doença o mais depressa possível. E menos propensos a recaídas. Além de muitos outros benefícios.
  • Acompanhamento individual: além das reuniões e atividades em grupo, o paciente também conta com um acompanhamento médico e terapêutico individual. Isso, porque a causa da dependência química tem origens e se desenvolve por motivos diferentes, de acordo com cada pessoa.

Conheça o Grupo Nova Etapa

Agora que você sabe como funciona uma clínica de reabilitação, convidamos você a conhecer mais sobre o Grupo Nova Etapa.

O Grupo Nova Etapa surgiu em 1998 com o objetivo de proporcionar um atendimento especializado para as pessoas que sofrem com a dependência química.

Contamos com profissionais altamente capacitados e experientes para lidar com cada paciente e situações variadas.

Nosso objetivo é a restauração da qualidade de vida dos nossos pacientes, através do equilíbrio físico, emocional e psicológico.

Se você precisa de ajuda para combater a dependência química, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos prontos para atender você!

Previous ArticleNext Article
Estamos Online