Dependência Química

Como lidar com marido dependente químico

Como lidar com marido dependente químico

A dependência química, além de ser uma doença crônica que afeta milhões de pessoas por todo o mundo, também é um problema social que abala muitas famílias. E uma das principais vítimas deste grande mal são as esposas. Nesse artigo você irá descobrir como lidar com marido dependente químico.

O Grupo Nova Etapa tem ciência de que a dependência química não é um problema exclusivo que atingem as mulheres, as esposas em específico. Mas neste artigo, nós vamos nos concentrar nessa situação que é mais comum do que você pode imaginar. Vamos falar para as mulheres que sofrem com a dependência química dos maridos, certo? Então, vamos lá!

 

Como lidar com marido dependente químico agressivo

Como lidar com marido dependente químico agressivo

Ao notar que seu marido está sob o efeito da droga, seja ela qual for, e ficando cada vez mais agressivo e estiverem em casa, procure primeiramente verificar se uma possível fuga rápida é viável, caso ele venha tentar te agredir. Se necessário, saia de casa e peça ajuda para os vizinhos.

Se a fuga não for possível, procure um local seguro da casa e tente ligar para alguém pedindo ajuda.

Conseguindo ou não pedir ajuda ou fugir, não discuta com seu marido, independente do que ele diga ou faça. Isso só pode deixá-lo mais irritado e piorar ainda mais a situação.

Lembre-se, a sua prioridade no momento é manter você e seus filhos seguros. Faça o necessário para que isso ocorra.

 

E quando o marido estiver sóbrio, o que fazer?

E quando o marido estiver sóbrio

Quando seu marido não estiver sob o efeito das drogas e tanto você quanto ele estiverem calmos, eis o momento de conversarem sobre o assunto.

Inicie a conversa de forma tranquila, deixando claro que você o ama e quer o melhor para vocês dois, para a família.

Depois de deixar claro seu amor e sua preocupação por ele e sua família, é hora de entrar no assunto e falar sobre os problemas que a dependência química tem causado para ele e para todos ao redor.

Relembre as brigas e momentos conturbados causados pelo uso das drogas. Mostre o quão você ficou triste, assustada, abalada, enfim, deixe bem claro que os conflitos causados pela dependência química têm feito muito mal à todos.

E lembre-se de algo muito importante: nunca coloque a culpa diretamente nele. Você precisa conscientizá-lo que a dependência é a culpada de tudo e que somente seu marido pode mudar essa situação.

Incentive seu marido a buscar ajuda profissional. Ofereça-se para que juntos possam escolher uma boa clínica de recuperação e diga à ele que vai estar sempre ao seu lado o apoiando a fazer o melhor por ele e por toda a família.

Seja paciente, pois a negação é muito comum. Seu marido pode dizer que irá buscar ajuda ou que irá parar de usar drogas e não ser mais agressivo somente naquele momento, para evitar conversas desconfortáveis.

Não desista fácil. Mas também não insista para sempre. Não prejudique sua saúde e integridade e nem a de seus filhos se você ver que seu esforço está sendo em vão. Ele também precisa colaborar.

Como lidar com marido dependente químico em tratamento

Como lidar com marido dependente químico em tratamento

Quando finalmente seu marido aceitar o tratamento, é aí que você precisa apoiá-lo ainda mais, pois recaídas podem acontecer. Por isso procure sempre evitar situações em que possam facilitar o consumo de drogas. Procure sempre o incentivar a manter-se sóbrio. Estejam ainda mais próximos um do outro.

Se você precisa de ajuda com seu marido, e quer ajudá-lo a se ver livre da dependência química, entre em contato com o Grupo Nova Etapa. Ficaremos contentes em poder ajudar vocês!

Previous ArticleNext Article