Por que o dependente químico mente?
À primeira vista, a pergunta que dá título a este artigo pode parecer não tão clara. Por que o dependente químico mente? Você pode pensar: “mas essa não é uma exclusividade de um dependente químico, afinal, todos mentem!” E é isso mesmo! Continue lendo para entender melhor o assunto.
A mentira, assim como a omissão (ato de esconder a verdade), está presente na vida de qualquer pessoa e faz parte do nosso dia a dia. Em certa medida, elas são necessárias para nossa sobrevivência social.
CENTRAL DE ATENDIMENTO
tratamento para dependente químico ou alcoólatra
Imagine se você tivesse que falar a verdade para tudo e todos, ou não omitisse absolutamente nada. É quase certo que teria problemas dos mais diversos.
E não se trata de caráter, de moral, ou falta deles. Mas algumas mentiras e omissões são necessárias para a própria sobrevivência e bem-estar social.
Porém, quando uma pessoa abusa de certas substâncias, a mentira pode se tornar uma ferramenta muito prejudicial, tanto para quem a conta, quanto para quem a recebe.
As mentiras contadas por um dependente químico, em geral, têm duas funções: evitam alguma forma de punição ou visam oportunizar a aquisição e o uso da droga no futuro.
Como exemplo, uma das mentiras mais comuns que o usuário de drogas diz é justamente negar que consome drogas ou que consumiu em um certo momento específico. Por exemplo: “eu saí, mas não usei nenhuma droga ontem.”
Isso acontece por causa do medo de deixar a outra pessoa bastante decepcionada, com raiva ou preocupada com o dependente químico.
Outra “mentira” comum de ser contada pelo usuário de drogas é dizer que não vai mais usar e acabar usando. Colocamos aspas na palavra “mentira”, porque no momento em que o dependente diz a outra pessoa que não irá mais consumir drogas, geralmente acredita nisso.
Por que o dependente químico mente e como ajudar?
Acabamos de citar alguns exemplos de por que o dependente químico mente, no caso, os mais comuns. Mas apenas identificar os motivos e o momento da mentira não basta. Precisamos ajudá-los.
E a primeira coisa que você pode fazer é tentar conversar com o dependente químico. O diálogo sempre é uma ótima opção para ajudar, não somente um usuário de drogas, mas qualquer outro tipo de pessoa.
Falando especificamente sobre o dependente químico mentir, tente conversar com ele para trazê-lo de volta à realidade, pois nem sempre a mentira é contada propositalmente. Muitas vezes o adicto acredita na sua própria mentira, como já falamos aqui.
A dependência química é definida como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos, que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância.
Trata-se de um transtorno mental, uma doença crônica, onde diversos fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento, incluindo a quantidade e frequência de uso da substância, a condição de saúde do indivíduo e aspectos genéticos, psicossociais e ambientais.
Então, tenha paciência com o dependente químico e não assimile suas mentiras a falta de caráter ou de boa índole. Sabemos que é uma situação muito difícil e justamente por isso você precisa buscar ajuda profissional para lidar com este problema.
E essa ajuda você encontra no Grupo Nova Etapa!
Nós somos uma clínica de reabilitação exclusiva para o tratamento e internação de dependentes químicos.
Possuímos uma infraestrutura completa e equipe terapêutica formada por profissionais altamente capacitados e experientes, oferecendo os melhores tratamentos e obtendo os melhores resultados há mais de 20 anos.
Entre em contato conosco para saber mais. Ficaremos felizes em poder ajudar!