Drogas

Quanto tempo dura a abstinência de drogas?

Quanto tempo dura a abstinência de drogas?

Muito embora algumas pessoas consigam passar por um processo de destoxificação de drogas sozinhas ou acompanhadas por familiares, certo é que é muito mais seguro e menos traumático que ele seja acompanhado por especialistas, independentemente de internação ou não. Isso porque somente uma equipe médica é capaz de acompanhar o processo de eliminação das substâncias do organismo humano de forma segura, e a única capaz de receitar medicamentos que consigam neutralizar os efeitos da abstinência. Mas o tempo da abstinência de drogas varia muito, e depende do tipo de substância que foi utilizada pelo viciado.

A cocaína é uma droga estimulante que passa pela corrente sanguínea de forma muito rápida. Apesar disso, seus efeitos são bastante intensos, e normalmente incluem episódios de euforia, autoestima elevada e picos de energia, acelerando os batimentos cardíacos e elevando a temperatura corporal e a pressão sanguínea. A abstinência geralmente ocorre em três fases, sendo que a primeira ocorre cerca de nove horas após o consumo da última dose, e inclui agitação, depressão, sono excessivo e apetite aumentado. Em seguida, por cerca de uma até três semanas o usuário é tomado de uma grande ansiedade, irritação, insônia e é a fase em que o desejo pela droga é mais intenso. Por fim, por diversos meses ainda o viciado pode ter episódios de depressão e vontade de voltar a usar a droga.

  • Heroína

Outra droga estimulante, a heroína também provoca picos de euforia, e seus efeitos são ainda mais rápidos que a cocaína. Da mesma forma, ela também deixa o corpo muito rapidamente, sendo que 12 horas após a última dose os primeiros sintomas da abstinência começam a aparecer, e eles são também mais intensos, podendo chegar ao seu pico em 24 ou até 48 horas. Os sintomas são bastante parecidos com os de uma gripe forte, sendo que, em um primeiro momento, o usuário sente ansiedade, insônia e pode ter episódios de coriza, dores musculares, suores e cansaço; em um segundo momento, pode ter dores abdominais, diarreia, vômitos e tremores pelo corpo.

  • Analgésicos

Os analgésicos são medicamentos geralmente receitados para cortar a dor de pacientes que sofreram algum acidente ou passaram por alguma cirurgia. No entanto, também têm o efeito colateral de causar picos de prazer e de euforia, motivo pelo qual muitas pessoas acabam se viciando em seus efeitos. Isso é tão grave que os efeitos da abstinência chegam a ser muito parecidos com os do consumo de heroína, muito embora durem por um período menor, de cerca de 5 a 10 dias.

  • Álcool

Uma das drogas de maior utilização no mundo, estima-se que cerca de um a cada 12 adultos lutem contra o vício contra o álcool. Uma pessoa que bebe muito por um longo período de tempo pode experimentar sintomas de abstinência tão graves quanto os de quaisquer outras drogas ilícitas. Cerca de oito horas após a última dose, o viciado pode experimentar sintomas como ansiedade, depressão, dores de cabeça, insônia, mudanças repentinas de humor, tonturas, tremores e até vômitos. O pico dos sintomas ocorre entre 24 até 72 horas da última bebida, o que torna necessário que haja um monitoramento de perto do processo de detox de álcool.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *