Drogas

Como ajudar um drogado em sua recuperação

Como Ajudar um Drogado em sua Recuperação?Como Ajudar um Drogado em sua Recuperação?

Às vezes, pode até parecer impossível fazer algo para ajudar um drogado em sua recuperação. A verdade, no entanto, é que família e amigos podem desempenhar um papel fundamental nesse processo, tanto que, muitas vezes, podem ser o diferencial para o sucesso do tratamento. E o primeiro passo para fazer isso é se informar. Estude sobre o vício, os efeitos da substância que seu familiar utiliza, estude sobre desordens mentais que normalmente acompanham o vício e saiba tudo o que puder sobre o processo de tratamento. Informação é vital para que você entenda melhor a situação e saiba como lidar com ela. Fora isso, existem algumas outras atitudes que você pode tomar. Saiba mais sobre elas.

  • Dê o suporte para que ele siga as recomendações do tratamento

Os tratamentos geralmente incluem diversas frentes de trabalho, que incluem os processos de destoxificação, terapias individuais e em grupo, orientação profissional, terapias de família e até tratamento medicamentoso caso necessário. Muitas pessoas se sentem desmotivadas e desmoralizadas durante esse processo, podem desenvolver problemas para manter a frequência nas sessões, tendem a minimizar os efeitos do vício e podem até não entender a necessidade de passar por tudo aquilo. Esteja do lado do viciado durante todos esses momentos. Encoraje-o a se manter assíduo ao tratamento, a tomar a medicação nos horários corretos, leve-o para conhecer novos círculos de pessoas que não usem drogas, faça com que ele se sinta integrado em uma nova vida.

  • Ajude-o a superar os momentos mais difíceis

Todos nós passamos por situações difíceis na vida; entretanto, para um viciado, lidar com grandes problemas, como a perda de um ente querido, o fim de um casamento, a perda ou o início de um novo emprego, tudo isso pode se tornar a gota d’água para que ele tenha alguma recaída. Por isso, ajude-o nesses momentos, inclusive mostrando como desenvolver algumas estratégias para lidar com tanto estresse. Esteja ali para conversar, escute o que ele tem a dizer sem julgamentos, e relembre-o de todas as táticas que ele tenha aprendido durante a recuperação para que ele possa utilizar-se delas. Às vezes, com o tempo, essa prática pode parecer desnecessária; no entanto, em um momento doloroso, lembrar-se dessas recomendações é crucial.

  • Reúna família e amigos e reaproxime as pessoas mais distantes

Todas as famílias têm problemas. No entanto, quanto menos deles chegarem ao viciado durante o caminho de sua recuperação, melhor. Certifique-se que antigos problemas sejam resolvidos e afaste quem não está propenso a ajudar. Quem irá conviver com o paciente deverá se esforçar para manter um clima harmônico e de paz na família; do contrário, deve-se evitar o contato e situações de conflito. Eleja ocasiões especiais para reuniões familiares saudáveis, em que todos passem um tempo de qualidade juntos e se ajudem a superar os problemas e esquecer os tempos difíceis. Dessa forma, você estará demonstrando o quanto você se importa com essa pessoa e o quanto o convívio em família pode ser bom e produtivo. O mesmo vale para grupos de amigos. Quanto mais positivo o ambiente, melhor.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *