Se você tem um dependente químico em sua família ou em seu círculo de amigos e deseja ajudá-lo(a), saber o que leva uma pessoa a usar drogas pode ser muito útil.
Na verdade, são muitos os motivos que podem levar uma pessoa a usar drogas. Isso varia de pessoa para pessoa. Nesse artigo, nós vamos compartilhar com você algumas das principais razões. Continue lendo!
CENTRAL DE ATENDIMENTO
tratamento para dependente químico ou alcoólatra
Antes de entrarmos direto no assunto de o que leva uma pessoa a usar drogas, queremos falar um pouco mais sobre as drogas em si.
Chamamos de “droga” qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc. Um pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou até mesmo uma inflamação, é uma droga.
Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que leva à dependência. Como o cigarro e o álcool, que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente.
As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro, alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas.
O início do contato com as drogas ocorre principalmente na adolescência. É nessa fase da vida que eles afirmam sua personalidade, com novas descobertas, mudança no corpo, explosões de emoção e temperamento, o que contribui para o surgimento de novos e difíceis problemas.
Da própria influência da sociedade chegam várias cobranças e apelos de consumo, de como se mover, vestir e até mesmo como não ser “careta”, antiquado.
O que leva uma pessoa a usar drogas: razões mais comuns
Agora que falamos um pouco das drogas e o que elas são exatamente, vamos finalmente falar sobre o que leva uma pessoa a usar drogas:
Curiosidade
Um dos principais motivos que leva uma pessoa a usar drogas é a curiosidade. Não quer dizer que quem tenha curiosidade em experimentar drogas esteja necessariamente passando por um problema. Muito menos que tenha vontade de se tornar dependente. Mas infelizmente é o que acaba acontecendo em muitos casos.
Influências
Como falamos antes, a influência da sociedade, de amigos, pode ser um dos motivos que leva uma pessoa a usar drogas. Isso é bem comum entre os mais jovens que experimentam drogas para fazer parte de um grupo específico ou para provar uma falsa coragem.
Busca por estimulante ou calmante
Em uma rotina acelerada e, muitas vezes estressante, a droga pode servir de escape para o estresse, trazendo o efeito calmante. Ao mesmo tempo, a pessoa poderá utilizar determinado tipo de droga como estimulante em uma festa ou em algum dia em que ela se sinta deprimida.
Alívio para dores físicas e mentais
As angústias e dores físicas e mentais podem ser um dos motivos que leva uma pessoa a usar drogas. Isso porque, enquanto estiverem com os efeitos químicos no organismo, terão suas angústias e dores aliviadas. Seus problemas são “resolvidos” temporariamente.
Porém, passado este período, as dores podem voltar em dobro, levando-a ao consumo cada vez maior e mais recorrente. Ou seja, as drogas apenas pioraram a situação ao invés de ajudarem.
Como dissemos no início, são vários os motivos que podem levar uma pessoa a usar drogas. Estes que citamos são apenas alguns dos mais comuns.
Se você precisa de ajuda contra a dependência química, sendo você o usuário de drogas ou alguém próximo, entre em contato com o Grupo Nova Etapa.
Nós temos mais de 20 anos de experiência no combate à dependência química, tendo ajudado milhares de pessoas. Nós também iremos te ajudar!