Clínica de Recuperação

A Clínica de Recuperação Grupo Nova Etapa reconhece que o uso de substâncias viciantes, como drogas ou álcool, pode ter um impacto extremamente negativo em todas as áreas da vida do viciado, incluindo a alteração de sua vida cotidiana, o desgaste de seu relacionamento com familiares e amigos próximos, a performance no trabalho e a deterioração da saúde física e psicológica, além de poderem se colocar com mais frequência em situações de risco e se envolverem em problemas legais.

Quem passa por problemas desse tipo ou conhece alguém que passa por isso deve entender que o passo mais importante é reconhecer a existência do problema, para poder buscar ajuda voluntariamente. Por isso, assim que somos procurados para auxiliar essas pessoas, imediatamente iniciamos o tratamento, que é liderado por uma equipe médica composta de psiquiatras, clínicos gerais e neurologistas, além de psicólogos, terapeutas, enfermeiros e auxiliares, todos treinados e acostumados a lidarem com todos os diversos tipos de vícios e graus de dependência de substâncias e comportamentos compulsivos.

Basicamente, as terapias mais utilizadas para o tratamento envolvem a terapia cognitiva-comportamental, em que o paciente é orientado a identificar e a corrigir problemas comportamentais e emocionais, combinada ou não com medicamentos, a depender do caso. Ainda, é feita uma avaliação psicológica, para verificar se há a necessidade de tratar algum transtorno psíquico que leve ao vício que se tenta corrigir, como depressão ou ansiedade crônica, por exemplo.

Nossa meta é sempre colocar o paciente como prioridade, para isso levando em conta suas particularidades, as peculiaridades de seu quadro e seu estado geral de saúde, sempre envolvendo a família, que consideramos essencial para a recuperação do vício. Dessa forma, o paciente se beneficia imediatamente de um pacote intensivo de cuidados, para que consiga encontrar a saída do vício da melhor forma possível.

Possuímos duas unidades no interior de São Paulo, nas cidades de Itu e Sorocaba. Ambas são amplas e possuem quartos coletivos confortáveis, salas equipadas com TVs, grandes gramados para atividades, muita área verde e piscinas para lazer. Os refeitórios também são bem equipados e as refeições são elaboradas por uma nutricionista e preparadas por uma equipe especializada, garantindo uma alimentação adequada e balanceada aos pacientes. A unidade de Itu conta, ainda, com um estábulo e churrasqueira para recreação.

Ambas as unidades contam, ainda, com educadores físicos e equipe de monitoramento, que são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades recreativas, visando a ressocialização do paciente, bem como pela segurança das dependências, evitando que os pacientes possam fugir ou colocar sua própria segurança em risco.

Sabemos que os vícios são passíveis de tratamento, mas que este não é simples. Seus efeitos são graves, e a dependência criada é muito forte, de forma que não basta simplesmente interromper o uso da substância para se livrar da dependência. A grande maioria dos pacientes precisa de acompanhamento de médio/longo prazo para conseguir interromper definitivamente o uso e retomar o controle de suas vidas e uma rotina normal e produtiva. Por isso, nossa equipe está preparada para fornecer todo o auxílio possível, e possui uma grande experiência no assunto, estando preparada para acolher e cuidar do paciente, utilizando dos recursos médicos e terapêuticos mais modernos disponíveis.

 

 

 

Blog

Estamos Online